LIVES, CURSOS, PALESTRAS

conteúdo digital

Através de transmissões ao vivo, apresentamos diversos temas importantes da Doutrina Espírita.
semanalmente

estudos doutrinários

Vocês estão convidados a participar, presencialmente ou on-line pelo Youtube
EvangelhoLibertaçãoO Livro dos Espíritos

Vinha de luz

Estudo da obra. Semanalmente, comentaremos um capítulo dessa obra que serve de guia para a vida. Autoria espiritual de Emmanuel, pela mediunidade de Francisco Cândido Xavier.Nele, o autor comenta ensinamentos do Evangelho de forma original e atraente, ensinando-nos não apenas a compreender a doutrina cristã, mas a praticá-la em todos os momentos da vida. Contém um verdadeiro convite ao trabalho nobre e dignificante, inspirado nos ensinos da Boa-Nova. Emmanuel, orientador espiritual de Chico Xavier, instrui e encanta, edifica e consola na sua linguagem singela e arrebatadora, mansa e persuasiva, plena de espiritualidade e beleza. Constitui valiosa fonte auxiliar de esclarecimento nos estudos dos textos evangélicos e instrumento essencial para aperfeiçoarmos os nossos sentimentos, afinando-nos com as lições de humildade e amor ministradas e exemplificadas por Jesus. “Ensina-nos a encontrar a paz na luta construtiva, o repouso no trabalho edifcante, o socorro na dificuldade e o bem nos supostos males da vida.”

Clique aqui e assista

espiritismo para AS crianças

Daniela Tafarello compartilha formas de apresentar a Doutrina Espírita e seus fundamentos às crianças, desde pequenas. Dicas de literatura e muito mais.

Clique e assista.

projeto viver bem

O que significa 'envelhecer'? Essa compreensão talvez seja uma grande dificuldade tanto para quem está envelhecendo, quanto para quem está ao lado, acompanhando esse processo. As atuais condições de vida, permitem uma vida mais longa. E juntamente com isso, surgem desafios, necessidades e buscas que antes não reconhecíamos. Nós, aqui do Lar 🏡... percebemos essa necessidade e nos organizamos para apoiar um grupo de pessoas da terceira idade. Assim nasceu o Projeto Viver Bem, especialmente dedicado ao acolhimento, apoio social, emocional e espiritual dessas pessoas. E os resultados são tão promissores que queremos compartilhar. Vem com a gente numa Live especial, apresentando o projeto. Conversa boa, semeando esperança. Já curte, comenta e compartilha.

Clique e assista.

trabalhadores voluntários

Daniel Miranda numa conversa importante sobre o engajamento de novos trabalhadores no Lar Espírita.

Clique e assista.

Gerações Espíritas

Lucas Coraine traz uma percepção sobre como as diferentes gerações interagem dentro do Lar 🏡 Espírita.

Clique e assista.

boa nova

Esse convite é pra você, que está buscando aprender e vivenciar os ensinamentos do Mestre Jesus. Iniciaremos o estudo dessa obra maravilhosa, psicografada por Chico Xavier. O Espírito Humberto de Campos, apresenta episódios relacionados a Jesus, seus discípulos e outras personagens do Evangelho, que tiveram suas vidas tocadas pelos ensinamentos do Mestre. Essa obra traz palavras consoladoras, oferecendo lições de sabedoria para a humanidade. Semanalmente, Lúcia Leal de Mattos, estará com a gente numa conversa gostosa, trazendo muita informação! 

Clique aqui e assista

Setembro amarelo

Conversas necessárias, capazes de prevenir o suicídio e cuidar da saúde mental. Rodas de Conversa.

Clique e assista.

Sempre quis Saber

Uma série de perguntas e respostas que facilitam a compreensão da Doutrina Espírita.

Clique aqui e assista

perispírito

A Doutrina Espírita está fundamentada em três pilares. A ciência, a filosofia e a religião. As obras básicas devem ser estudadas para melhor compreensão dessa tríade. Entre tantos assuntos importantes, um deles merece uma atenção especial. O perispírito. No próximo dia 29 de junho, às 20 horas, no nosso canal do Youtube, Fernando Colin, vem falar sobre esse assunto. Saberemos sobre os povos antigos que citaram a existência do perispírito. A definição dada por Allan Kardec. A composição e a função do perispírito. Sua influência na encarnação, e os reflexos na desencarnação. Isso e muito mais nessa Live, fundamental para os espíritas.

Clique aqui e assista

reencarnação

No decorrer dos séculos, muitas perguntas estão relacionadas à reencarnação. Qual a finalidade? Existe punição? É possível, escolher quando e como? Por que esquecemos das reencarnações passadas? É possível relembrá-las? Quantas reencarnações são necessárias? Quer saber mais sobre o assunto? Achilles Pandini compartilha muito conteúdo..

Clique aqui e assista

sermão da montanha

O líder pacifista, Mahatma Gandhi, disse certa vez que: "Se se perdessem todos os livros sacros da humanidade e só se salvasse "O sermão da montanha", nada estaria perdido". Diante dessa poderosa afirmação, entendemos que nesse discurso, o Mestre Jesus profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã. Apresentado ao mundo há mais de dois mil anos, essas lições contém princípios morais essenciais para a evolução da humanidade. Para estudar esses princípios é preciso perceber a riqueza dos ensinamentos, e fazer conexões com nosso cotidiano de forma prática e assertiva.

Clique aqui e acesse a playlist completa.

  1. resumo 28.fevereiro.2023

  2. resumo 07.março.2023

  3. resumo 14.março.2023

  4. resumo 21.março.2023

  5. resumo 28.março.2023

  6. resumo 04.abril.2023

  7. resumo 11.abril.2023

  8. resumo 18.abril.2023

  9. resumo 25.abril.2023

  10. resumo 02.maio.2023

  11. resumo 09.maio.2023

  12. resumo 16.maio.2023

  13. resumo 30.maio.2023

  14. resumo 06.junho.2023

afetividade na infância e na juventude

Construindo relacionamentos à luz da Doutrina Espírita. Wellerson Santos é palestrante há 30 anos, no Brasil e também no exterior. Voluntário no Grupo de Fraternidade Espírita Irmã Scheilla e das Caravanas da Educação da Fraternidade sem Fronteiras, onde também é coordenador de atividades na África e no Brasil. Médium, orador espírita e escritor de 32 obras publicadas, cuja renda se destina às instituições de caridade..

Veja as fotos

Maria de nazaré

Maria de Nazaré, a amada e sublime mãe de Jesus, é reverenciada como o exemplo de amor e dedicação, de renúncia e sacrifício. Na Doutrina Espírita, também aprendemos a reconhecer em Maria, uma entidade evoluidíssima, que já havia conquistado, há mais de 2000 anos, elevadas virtudes, tornando-a apta a desempenhar a elevada missão, de receber em seus braços, o Emissário de Deus, que se fez menino, para se transformar no modelo da perfeição moral, que a Humanidade pode pretender sobre a Terra. Nesse mês de maio, quando comemoramos o dia das mães, vamos saber mais sobre a Mãe do nosso Mestre Jesus, Maria de Nazaré.

Clique aqui e assista

Livro dos espíritos 166 anos

Neste mês de abril, comemoramos 166 anos da publicação da primeira edição de O Livro dos Espíritos, que tornou-se o marco do surgimento do Espiritismo. Allan Kardec, o codificador da doutrina, desempenhou valioso trabalho, apoiado pela espiritualidade. Achilles Pandini, vem contar um pouco de toda essa história e algumas curiosidades.

Clique aqui e assista

As leis morais

Você já se perguntou para que serve uma lei? A princípio, para controlar os comportamentos e ações dos indivíduos, de acordo com os princípios da sociedade. Mas, e as Leis Divinas? Elas estão ligadas à moral e fazem parte dos fundamentos da Doutrina Espírita. Trazem ensinamentos sobre as nossas relações com a espiritualidade e com o próximo. Eternas, imutáveis e perfeitas, estão na consciência das pessoas.

Clique aqui e assista

que povo é esse?

Aprendemos tanto com as exposições do Evangelho, os Estudos das Obras, Lives e Leituras. Um ponto comum entre todas essas fontes, são os povos. Para melhor compreender essas passagens, é necessário conhecer o significado das palavras usadas na época, bem como os costumes da sociedade. Assim podemos evitar más interpretações e incertezas.

Clique aqui e assista a playlist completa

repensando a páscoa

Essa é uma semana especial para muitas pessoas no mundo todo. Religiões celebram e praticam rituais ligados a tudo que aconteceu com Jesus por ocasião da sua crucificação. Vários símbolos comerciais também estão muito presentes nessa época. Mas, como vivenciar tudo isso à luz da Doutrina Espírita? Esse vídeo é uma conversa informal sobre como podemos repensar a Páscoa. Um momento de muita reflexão sobre tudo que o Mestre Jesus nos ensinou através de exemplos.

Clique aqui e assista

Jesus e as mulheres

Já na época de Jesus, as mulheres eram discriminadas na sociedade. Entretanto, Jesus as tratava com igualdade, sem distinção alguma. Essas mulheres se tornaram as grandes divulgadoras do Evangelho do Mestre. Com o passar do tempo, outras mulheres contribuíram muito na divulgação da Doutrina Espírita. Fechando o mês especialmente dedicado às mulheres, Daniela Tafarello compartilha muito conteúdo com a gente, num bate papo muito gostoso. Clique aqui e assista

o que é o passe?

O passe, é muito procurado pelos frequentadores de uma casa espírita. Basicamente, é uma transfusão de energias, de fluidos magnéticos. Jesus, com freqüência aplicava passes, impondo suas mãos. É comum surgir dúvidas como: O que é o passe tecnicamente? Há sintomas após receber? Quais os benefícios? Como se preparar, para receber? Quem pode receber, e quem pode aplicar? Quando o passe é recomendado? Qual o lugar ideal para receber? Essas e ou outras dúvidas nessa live com Fernando Colin.
Clique aqui e assista.

Parábolas

As parábolas têm uma função importantíssima dentro da Doutrina Espírita. Através delas Jesus ensinava suas preciosas lições. Hoje ainda podemos aprender com elas. Nessa Live, conversamos sobre utilizar esses ensinamentos no nosso dia-a-dia de forma prática. Acompanhe nossas redes sociais e acesse.

Clique aqui e acesse a playlist completa.

casamento e divórcio

Achilles Romanato Pandini compartilha muita informação sobre o Casamento e o Divórcio na visão Espírita.

Há muito mais que isso nessa Live.

Clique aqui e assista.

o natal espírita

Quais os mitos, as verdades, os símbolos e as mensagens? Qual a real importância desse momento de reflexão e união?

Saiba mais sobre sobre essa data tão comemorada pela humanidade e sua importância para as famílias.

Há muito mais que isso nessa Live.

Clique aqui e assista em 20.dez

O Natal Espírita
Estudo do LIVRO DE RESPOSTAS

Estudo do : LIVRO DE RESPOSTAS

Reflexões sobre os problemas de relacionamento, que geram tantos conflitos e queixas, da vida familiar ao campo profissional, da convivência em sociedade à esfera das nações. Emmanuel apresenta soluções simples para questões complexas, neste Livro de respostas, lembrando de que o bem no mundo depende da paz em nós.

Estudo do Livro: Calma

Estudo do livro: Calma

Mensagens escritas por Emmanuel, trazendo a certeza de que tudo é passageiro e que estamos destinados a evoluir sempre em direção à Sabedoria Divina. Esse estudo é bálsamo em gotas de esperança, dando-nos a oportunidade de asserenar nossos espíritos e assim trabalhar nosso caminho de evolução.

Estamos prontos para partir?

Por ocasião de toda movimentação sobre o dia de ‘finados’, propomos uma reflexão sobre a EDUCAÇÃO PARA A ‘MORTE’, sabendo que o corpo morre para o espírito desencarnar. Diante da iminência do desencarne, como se preparar para voltar para o plano espiritual? Como viver enquanto não chega o momento de partir? Como lidar com a separação quando um ente querido desencarna? Uma Live especial com Fernando Colin.

Há muito mais que isso nessa Live.

Clique aqui e acesse a playlist.

Estamos prontos para partir?

Allan Kardec

Outubro, mês dedicado à Kardec e a relevância da sua obra. Participe da Live e conheça Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Há muito mais que isso nessa Live.

Clique aqui e acesse a playlist.

Doenças na visão do Espiritismo

doenças na visão do espiritismo

Como surgem e qual a função das doenças? Existem doenças físicas e doenças espirituais?

Qual a nossa responsabilidade no surgimento das doenças?

Como evitar as doenças e como buscar a cura? Onde encontrar a ajuda adequada?

Há muito mais que isso nessa Live.

estudo da doutrina

Semanalmente, às quintas-feiras (on-line) um dos nossos colaboradores comenta um trecho do Evangelho.

Clique aqui e acesse a playlist.
Doenças na visão do Espiritismo

Políticos e espíritas

Grandes personalidades, espíritas já desencarnados que atuaram ativamente no cenário político brasileiro. As grandes personalidades que apresentamos a seguir, foram líderes políticos de projeção municipal, estadual e nacional e mantiveram vinculação com ações espíritas. Conheça a participação destes grandes espíritas e o trabalho que prestaram para nossa sociedade .

a gênese

Obra que compõe a Codificação Espírita, A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo tem como base a imutabilidade das Leis divinas. Quinto livro da Codificação da Doutrina Espírita, preparado por Allan Kardec.

Clique aqui e acesse a playlist.

MOCIDADE ESPÍRITA

Estudo da Doutrina Espírita, troca de ideias, atualidades. Um bate-papo com a mocidade do Lar Espírita Vinha de Luz e o professor Fábio MacCord.

Clique aqui e acesse a playlist.

estudo da doutrina

Obra sendo estudada: "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

Semanalmente, às segundas-feiras (presencial e on-line) os capítulos são estudados e comentados.

Clique aqui e acesse a playlist.

estudo da doutrina

Obra sendo estudada: "O Livro dos Médiuns".

Os capítulos foram estudados e comentados.

Clique aqui e acesse a playlist.

estudo da doutrina

Obra sendo estudada: "Céu e Inferno".

Os capítulos foram estudados e comentados.

Clique aqui e acesse a playlist.

estudo da doutrina

Obra sendo estudada: "No Mundo Maior".

Semanalmente, às segundas-feiras (presencial e on-line) os capítulos são estudados e comentados.

Clique aqui e acesse a playlist.

estudo da doutrina

Obra sendo estudada: "Obreiros da Vida Eterna".

Semanalmente, às segundas-feiras (presencial e on-line) os capítulos são estudados e comentados.

Clique aqui e acesse a playlist.

estudo da doutrina

"O Evangelho segundo o Espiritismo", estudado e comentado.

Semanalmente, às segundas-feiras (presencial e on-line) os capítulos são estudados e comentados.

Clique aqui e acesse a playlist.

depressão e ansiedade na visão do espiritismo

Consideradas como "mal do século", silenciosas, elas ainda são incompreendidas inclusive por quem sofre do problema.

Saiba que esses transtornos podem ter como causas, outros fatores além dos físicos.

Duas LIVEs especiais apoiando o Setembro Amarelo.

Suicídio na visão do espiritismo

A doutrina reúne muitas informações a respeito da realidade do suicida no mundo espiritual. As principais causas e consequências do autoextermínio, e a importância de agirmos preventivamente. O significado da dor e do sofrimento em nossas vidas e o que acontece quando abortamos o projeto existencial, precipitando nosso retorno à pátria espiritual.

Três aulas especiais apoiando o Setembro Amarelo.

Aulas on-line liberadas. Clique aqui e assista.

Psicografia

O que você sabe além de que é uma técnica utilizada pelos médiuns para que estes escrevam um texto sob a influência de um espírito desencarnado, utilizando para isso sua própria mão?

Há muito mais que isso nessa Live.

Clique aqui e assista.

conversa fraterna

Você sabe como é o acolhimento aqui no Lar? Nossas voluntárias fazem esse trabalho tão importante de assistência material, emocional e espiritual a todos que nos procuram.

Uma LIVE especial pra falar sobre esse trabalho.

Clique aqui e assista.

Fluidos Universais

Aprenda sobre a energia que atua sobre todas as pessoas.

Três aulas especiais com muito conteúdo.

Clique e acesse a playlist.

Prece

Saiba mais sobre esse gesto tão importante e significativo. Aprenda como fazer e o que esperar de uma prece. E também os mitos e verdades sobre isso.

Clique aqui e assista.

economia doméstica

Projeto social

Um bate-papo gostoso com a coordenadora do projeto de economia doméstica do Lar Espírita Vinha de Luz. Aproveitamento de alimentos, reciclagem, brinquedos educativos, dicas práticas e muito mais.

Esse projeto incrível é coordenado pela Helenice Felisberto Hoffman e sua equipe com as mulheres assistidas pelo Lar. Semanalmente as participantes recebem informações sobre:

  • Reaproveitamento de alimentos

  • Receitas nutritivas de baixo custo

  • Dicas de limpeza (produtos de baixo custo e aplicação)

  • Cuidados pessoais

  • Confecção de brinquedos com material reciclável

  • Artesanato

  • Dicas de empreendedorismo

  • muito mais … Clique aqui e assista.

cursinho preparatório

Projeto social

Uma live transmitida pelo Instagram, contando como o projeto tem ajudado as crianças a se prepararem para participar de processos seletivos.

Várias escolas na região de Jundiaí oferecem cursos técnicos profissionalizantes. Estudantes dessas escolas se tornam profissionais qualificados que atendem à alta demanda do mercado de trabalho.

Pensando nisso, o Lar oferece um cursinho para os adolescentes que frequentam nossos projetos sociais e também para outros que tiverem interesse. Eles são preparados para participar dos processos seletivos.

Esse projeto é coordenado pelo Edson Luiz Michelan e Lélia Maria Gonçalves Michelan.

Para saber mais sobre esse projeto, entre em contato conosco.

Clique aqui e assista.

poesia espírita

Uma coletânea de poesias com mensagens para reflexão e que tocam o coração.

Clique aqui e acesse a playlist.