Vive-se na Terra o momento angustiante da incerteza. Tudo quanto constitui segurança - poder político e econômico, saúde, cultura, equilíbrio social, juventude, beleza, amor, paz - de um para outro momento muda de configuração, e surgem os desafios que consomem as energias emocionais, mentais e físicas dos indivíduos, não raro levando-os ao desalento, à alucinação, aos transtornos do comportamento e da mente.
O ser humano conseguiu a máxima glória da ciência sem a correspondente da consciência.
As propostas hedonistas-utilitaristas ('utilidade do prazer') conduziram-no à busca desesperada do poder e do prazer, como se isso constituísse a razão única da existência física no planeta. Como consequência, cansado do gozo ou frustrado na sua experiência, aturde-se e se atira ao desencanto que precede os graves transtornos de conduta que o envilecem ('tornam desprezível'), conspirando contra a sua caminhada evolutiva.
As admiráveis conquistas das ciências psíquicas - a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise - que têm oferecido nobres terapêuticas preventivas e curadoras para os desvios de comportamento e para outras alienações mentais, não lograram tornar mais feliz nem mais seguro neste momento o viajante do terceiro milênio.
A herança ancestral amargura-o e as ambições cultivadas que se desvanecem infelicitam-no.
Em razão dos fatores endógenos ('interiores'), que procedem de outras existências, como dos exógenos ('exteriores'), que também se encontram ínsitos ('implantados') nos desvarios das reencarnações transatas, respondem pelos transtornos mentais que se avolumam na massa humana e se apresentam terríveis em todos os segmentos da sociedade, ceifando alegrias, desorganizando sistemas e grupos bem constituídos, assim como vencendo indivíduos solitários, que se alienam e ameaçam a economia moral do planeta com seus desequilíbrios e alucinações.
Essas ocorrências infelizes que afetam as áreas da saúde bem como as mais diferentes nas quais se movimenta a criatura decorrem da sua indiferença aos soberanos códigos da vida, que se sustentam na lei de amor, essencial à harmonia sob todos os aspectos que se imaginem.
Havendo perdido o contato com o si profundo, por decorrência da sua rebeldia em relação ao Criador, pensa que somente na organização física reside a vida, naufragando nas experiências a que se entrega, por falta de sustentação das bases morais e emocionais que se apresentam de estrutura frágil, porque fincadas na indiferença aos valores espirituais.
É inevitável, portanto, a queda ais, nos sofrimentos graves dos transtornos mentais e emocionais, nos acidentes rudes de toda espécie.
Felizmente, nesse abismo, brilham hoje novas perspectvas de salvação propostas pela moderna psicologia transpessoal, que encontrou o Espírito como responsável por todas as ocorrências de sua trajetória, ele mesmo o autoterapeuta para a recuperação dos valores perdidos sob a segura orientação de especialistas credenciados nessa área para o ajudar.
Simultaneamente descobre a doutrina espírita que, desde 1857, esclarece o ser sobre suas responsabilidades e possibilidades iluminativas, desbravando o país da alma com os equipamentos seguros da lógica e da razão, estruturados nas comprovações mediúnicas em torno da imortalidade do Espírito, da justiça divina, das reencarnações que lhe facultam o abençoado roteiro de evolução.
Nossa consóror Suely Caldas Schubert, dedicada estudiosa dos transtornos mentais, espírita abnegada e médium de peregrinas faculdades, tem vivenciado algumas das experiências desses processos psicopatológicos no seu dia a dia existencial. Ao orientar inúmeros pacientes que a têm buscado, ao instruí-los no direcionamento das terapias competentes, ao ministrar-lhes os recursos valiosos da fluidoterapia espírita, assim como durante as atividades libertadoras da desobsessão, pôde reunir este valioso material que ora a credencia a escrever com segurança e conhecimento profundo sobre o grave problema que afeta a sociedade atual, apresentando os mecanismos saneadores do grande mal.
A presente obra revela-se como um tratado sério sobre os transtornos mentais e ao mesmo tempo é uma contribuição valiosa dos processos terapêuticos oferecidos pelo espiritismo para a equação dos tormentos que afligem o ser humano, auxiliando-o na grande escalada evolutiva.
Esperamos que o caro leitor encontre as respostas que busca em torno das questões aqui estudadas, norteando sua existência para a conquista da saúde e da paz.
Página psicografada pelo médium Divaldo Franco, na reunião mediúnica do Centro Espírita Caminho da Redenção, na noite de 2 de julho de 2001, em Salvador, Bahia.
PÁGINA INICIAL ARTIGOS QUEM SOMOS DOUTRINA AGENDA CONTEÚDO ESTRUTURA ESTUDOS PROJETO CONTRIBUA VOLUNTARIADO DEPOIMENTOS MÚSICAS