11 4587.5357

comemorar e refletir

o trabalho

Textos selecionados sobre temas relevantes para avaliação, reflexão e incentivo à pesquisa e aprofundamento.
cristiane nogueira - voluntária - maio/2023


Por definição, trabalho é o conjunto de atividades produtivas ou criativas. Toda ocupação útil, é trabalho. Ele pode ser um esforço individual ou em grupo, buscando realizar um projeto, alcançar um objetivo.

De acordo com a Lei do Trabalho, este é uma necessidade moral, já que é indispensável no processo evolutivo.

Todo o Universo se movimenta e trabalha. É uma Lei Natural.

O trabalho é uma necessidade não só do corpo material, mas sobretudo do espírito. É através dele que aperfeiçoamos nossa moral e nossa inteligência.

Para evoluir, cada um deve trabalhar, usando suas próprias habilidades. Alguns possuem habilidades corporais, outros possuem habilidades intelectuais, mas ambos são trabalhadores.

A relação com o trabalho deve ser consciente. Sua utilidade, seu objetivo e seu tempo também. Entregar-se ao trabalho e esquecer da convivência e dos relacionamentos, há de ser tão prejudicial quanto a ociosidade.

O trabalho cumpre sua função espiritual quando há equilíbrio, e é possível evoluir, estudar, ter lazer e descansar.

Muitas pessoas entendem trabalho como castigo ou tortura. Se pudessem parar de trabalhar, ficariam a vida toda passeando e festejando. Mas isso provavelmente se tornaria uma rotina ociosa, improdutiva e vazia. Aquele que tem bens suficientes para sua própria subsistência, poderia estar livre do trabalho material, mas não está desobrigado a trabalhar para se desenvolver, se aperfeiçoar espiritual e intelectualmente, a si e aos outros. Contribuir para o desenvolvimento e bem-estar do próximo, também é trabalho.

O trabalho deve dar dignidade, prazer e alegria a quem o realiza. E não apenas visto como algo cansativo, que se faz em troca de dinheiro. Se assim o for, talvez nos obriguemos a trabalhar além das forças e condições saudáveis, para apenas satisfazer mais e mais ‘necessidades' materiais.

A Natureza por si só, provê todas as necessidades. Tudo trabalha na natureza. Enquanto os animais trabalham pela conservação do corpo, nós trabalhamos também pelo desenvolvimento intelectual e espiritual.

Todo trabalho tem como propósito, servir ao todo de algum modo, e assim é possível perceber que nossa parte é contribuir conforme nossas capacidades e habilidades. O trabalho de um, contribui para o trabalho do outro.

Quer um exemplo? Pense na sua próxima refeição. Os alimentos que estarão no prato, o prato, os talheres, a mesa, o fogão, etc. Pense em quantas pessoas se envolveram, trabalhando, para que você possa fazer essa refeição. Pense em quantas pessoas se envolveram para tornar esse processo todo, mais rápido e mais eficiente. As máquinas, as tecnologias, os temperos, o modo de fazer. Quanta evolução!

Pensar em evolução, é pensar em como o trabalho que fazemos, beneficia a muitos.

O trabalho já foi um instrumento de opressão e exploração de pessoas. Aos poucos, com a evolução da sociedade, já é possível entender a função do trabalho como mola propulsora da evolução material, intelectual e espiritual de todos, sem exceção.

Evoluir materialmente, não significa que estamos evoluindo moralmente na mesma proporção. É preciso ter disposição para trabalhar o egoísmo e o orgulho. Através dos frutos do trabalho, devemos buscar autoconhecimento, amadurecimento e renovação. Compreender que a recompensa material do nosso trabalho, deve atender as nossas necessidades de conforto e bem-estar, como também contribuir de algum modo, para melhorar a vida dos outros. É importante olhar para cada ser e lembrar que ele também tem necessidades e que nós podemos auxiliá-lo. Lembrar, que quando ajudamos alguém, outros próximos também são beneficiados indiretamente.

Cabe saber também, que o trabalho não é restrito apenas aos encarnados, mas também aos que habitam as esferas espirituais. Esses continuam trabalhando, senão mais, em benefício de muitos, pela alegria de servir e oferecer o melhor, pela satisfação de realizar um bom trabalho para auxiliar quem necessita.

Nem todo trabalho é material, nem todo trabalho é remunerado com valor material. Mas todo trabalho no bem, é válido e será recompensado.

Jesus engajou vários trabalhadores para ajudar a levar Sua mensagem para muitas outras pessoas. Esses doze primeiros trabalhadores, eram muito diferentes entre si, considerando suas personalidades e atividades que exerciam. Comprometidos com a missão designada pelo Mestre, enfrentaram muitas dificuldades e perseguições. Até mesmo Kardec, passou por essas situações ao executar o importantíssimo trabalho de codificação da Doutrina Espírita. Todos eles foram ajudados por inúmeros trabalhadores anônimos que cuidaram da alimentação, das roupas, do abrigo, enfim colaborando para que o trabalho fosse realizado.

Hoje com tanto conhecimento, informação e exemplos, o trabalho de divulgar o Evangelho se torna muito mais simples, do que aquele executado pelos trabalhadores que vieram antes. Temos liberdade para levar Sua mensagem de amor e fraternidade, com palavras e com ações. Cada um de nós tem essa função, nos oferecendo voluntariamente para servir ao próximo da forma que for possível, com persistência e comprometimento.

Como seria se Kardec tivesse desistido, por estar cansado? Como seria se Chico Xavier tivesse desistido, por querer ficar em casa e se afastar de quem buscava sua mensagem e consolo?

Nosso trabalho em função de  estudar e divulgar a Doutrina Espírita, beneficia encarnados e desencarnados, que vêm buscar alento e progresso quando nos reunimos em torno do bem e do Evangelho.

Como ignorar o trabalho dos irmãos desencarnados, que preparam os ambientes para o nosso trabalho de estudo e prática de bem ao próximo?

Cada minuto que dedicamos ao trabalho em torno do bem, e de servir ao próximo, nos tira da estagnação e nos aproxima da evolução. A sociedade toda se beneficia.

É indispensável lembrar sempre, que somos parte de um todo, e que nossas atitudes individuais impactam positiva e negativamente nesse todo. O nosso livre-arbítrio deve ser usado com sabedoria. Assim como somos recompensados, também somos responsabilizados.

Que possamos realizar nosso trabalho como ferramenta de evolução, e que beneficie a muitos, contribuindo para que esse Planeta se torne um lugar de regeneração.

Assista no Youtube

Clique e acesse outra página

PÁGINA INICIAL     ARTIGOS     QUEM SOMOS     DOUTRINA     AGENDA     CONTEÚDO     ESTRUTURA   ESTUDOS     PROJETO     CONTRIBUA     VOLUNTARIADO     DEPOIMENTOS     MÚSICAS

voltar ao topo